As madeiras
Sitka Spruce
Resulta em instrumentos com boa projeção e som bastante “vivo”, de graves destacados, timbre límpido e muito ataque. Encontrado na América do Norte, em especial nos solos úmidos das florestas temperadas, o Sitka Spruce possui coloração branco-creme, rosa-claro ou marrom. Sua árvore, que pode alcançar quase 100 metros de altura, é considerada o terceiro maior ser vivo existente, atrás apenas da sequoia e do eucalipto. Possui a melhor relação resistência-peso entre todas as espécies de madeira catalogadas.
Louro-Preto
De sonoridade que tende mais ao médio/grave, o Louro-Preto apresenta qualidade no ataque e excelente sustain. Em instrumentos musicais, é utilizada não apenas no corpo de violões e violas, mas também para a feitura de braços, escalas e cavaletes. Possui textura média, grande densidade, faixas longitudinais destacadas, e corte macio (apesar da dureza). Árvore que pode atingir até nove metros de altura, e dá preferência a climas de Cerrado e Caatinga. Presente principalmente nos estados do Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná.
Cedro Brasileiro
Bastante utilizado em instrumentos maciços, por sua leveza e estabilidade. O som proporcionado pelo Cedro Brasileiro caracteriza-se pelo timbre mais grave e aveludado, ótima definição do brilho (por ser pouco resinoso), boa projeção e sustain. Madeira natural de florestas abertas e campos de clima quente/úmido, com larga distribuição na região Norte, principalmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia. Possui densidade baixa, textura de média a grossa, cor bege-rosado, e veios formando desenhos regulares suaves.
Pau-Ferro
Usado em instrumentos acústicos e na elaboração de escalas e cavaletes. Produz peças com boa sonoridade, belo acabamento e excelente sustain, de timbre mais brilhante que o Jacarandá, mas que consegue reter o calor pelo qual esta última é celebrada. Sua cor varia entre o pardo-claro-amarelado ao pardo-acastanhado, com veios escuros formando desenhos irregulares característicos e exóticos. Conhecido pela rigidez, moderadamente leve e muito durável, o Pau-Ferro é encontrado em Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná.
Origem: Brasil
Shape: Padrão clássico viola caipira, eletroacústica
Cor: Natural
Tampo: Sitka Spruce maciço
Lateral e Fundo: Louro-Preto
Braço: Cedro Brasileiro
Tensor: Bi-direcional
Escala: Pau-Ferro
Comprimento da escala: 580 mm (22,83”)
Cavalete: Pau-Ferro
Tarraxas: Pino fino douradas
Pestana: Osso
Largura da pestana: 46 mm (1,81”)
Rastilho: Osso, com compensação de oitava específica por corda
Largura do rastilho: 80 mm (3,15”)
Equalizador: Fishman Presys ll, 2 bandas com afinador e saída P-10
Acabamento: Verniz fosco open pore (OP)
Cordas: Giannini Série Cobra GESVNL Leve
Headstock: Placa adicional em Pau-Ferro
Largura da caixa: 335 x 250 mm
Altura da caixa: 95 x 105 mm
Tamanho total: 94,5 cm (37,2”)
Garantia: 1 ano a partir da data na nota fiscal de compra